sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Ditadura Militar na História do Brasil

A História da Ditadura Militar no Brasil, o golpe de 64, o bipartidarismo, os movimentos sociais, o milagre econômico, a repressão do regime militar, a falta de democracia, o movimento de luta armada, os governos militares, crise do regime militar, a abertura política, lei da anistia, campanha das diretas já, fim da ditadura, fotos, manuscritos e documentos da época.

O Golpe de 64 e a Instauração do Regime Militar - site elaborado pelo CPDOC da Fundação Getúlio Vargas, analisa os fatos históricos e as forças políticas que atuaram no golpe, que levou os militares ao poder do Brasil no ano de 1964. O site apresenta fotos, manuscritos e documentos relacionados ao fato.
Avaliação: 9.0

Cronologia da Ditadura Militar - traz os principais acontecimentos, que são apresentados com suas respectivas datas. É possível ter conhecimento dos fatos históricos mais importantes desta época como, por exemplo, o golpe militar, o AI-5, os protestos, as lutas sociais, a repressão, o milagre econômico, passeata dos cem mil, o movimento estudantil, campanha das diretas já e a Lei da Anistia.
Avaliação: 8.0

Regime Militar - escrita pelo cientista político Bolivar Lamounier, apresenta de forma resumida, porém completa, todo o período histórico em que os militares permaneceram no poder. Discute o golpe de 64, bipartidarismo MDB e ARENA, os atos institucionais, o governo Geisel, a crise do regime militar e a redemocratização do Brasil.
Avaliação: 8.0

História da Educação durante a Ditadura Militar - o site discute as mudanças educacionais ocorridas neste período, os objetivos a serem alcançados, as políticas educacionais, as leis na área de educação entre outros temas. Apresenta uma tabela cronológica bem interessante com tudo o que aconteceu na educação do Brasil nesta época.
Avaliação: 8.0

31 de Março: O Golpe Militar: - o texto do site aborda o contexto histórico internacional que influenciou no golpe, a crise do populismo no governo Jango e as forças políticas que atuaram junto aos militares para fornecer suporte ao golpe.
Avaliação: 7.5 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário