sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A História da Guerra de Canudos

A História da Guerra de Canudos, o líder Antônio Conselheiro, a questão do messianismo, campanhas governistas contra o Arraial de Canudos, história da Bahia, a abordagem do conflito no livro " Os Sertões" de Euclídes da Cunha, história do Brasil República.

A História de Canudos - importante acervo virtual sobre o tema. O site é composto por fotos, textos históricos, mapas da Bahia, letras de músicas, peças de teatro, filmes, pinturas, biografia e rica bibliografia sobre o tema. É um excelente referencial para aqueles que querem saber tudo sobre o Arraial de Canudos e a Guerra. Importante fonte para pesquisas e trabalhos escolares.
Avaliação: 9.5

A Guerra de Canudos e "Sertões" - mesmo sem imagens ilustrativas, o site é uma importante referência para pesquisas sobre o tema. Aborda os principais aspectos do arraial de Canudos, a figura messiânica do líder Antônio Conselheiro, a questão do sebastianismo e as campanhas militares contra Canudos. O site trata também da importante obra de Euclídes da Cunha, "Os Sertões".
Avaliação: 9.0

A Guerra de Canudos - Revista Época - especial da revista Época que aborda o tema dando um enfoque especial para a obra " Os Sertões" de Euclídes da Cunha. Mostra o lado perverso da campanha governista, ocorrida no interior da Bahia, contra uma organização social formada por miseráveis. Possuí uma fotografia histórica da época.
Avaliação: 8.5

A Guerra de Canudos - História do Brasil - página apresenta conteúdo em linguagem bastante clara e traz resumo bem elaborado que aborda a história da guerra de canudos, o líder Antônio Conselheiro, o messianismo no Nordeste do início da República, os conflitos sociais na história do Brasil, etc.
Avaliação: 8.5

Guerra de Canudos - texto bem resumido sobre os principais motivos do conflito, as questões políticas e sociais do início da República e a figura de Antônio Conselheiro.
Avaliação: 8.0

continuação

Nenhum comentário:

Postar um comentário